A grande dificuldade do ensino hoje é conseguir ensinar uma criança com síndrome de down.
Mas não impossível pois ainda acredito em um mundo onde haja inclusão
vamos entender um pouco mais sobre esta síndrome :
A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.
Traços comuns
Os olhos amendoados, a face achatada, o pescoço curto, os dedos das mãos menores e menor força muscular são características comuns por conta da trissomia do cromossomo 21. A possibilidade de ter doenças associadas – como problemas cardíacos e respiratórios, alterações auditivas, de visão e ortopédicas – também está presente. Mas, como para qualquer outra criança, isso pode ser tratado e deve ser acompanhado por especialistas.
Outra característica comum entre as pessoas com Síndrome de Down é o ritmo particular para aprender. "Apresentam déficit intelectual de nível leve a moderado, dificuldade de aprendizagem de algumas tarefas da vida diária, acadêmica e de raciocínio. Mesmo assim, o recomendado é que a criança estude em escolas regulares, com as adaptações necessárias a cada um, levando sempre em consideração seu potencial", explica a dra. Ana Cláudia.
Entretanto, se desde pequenino o bebê receber estímulos motores e cognitivos (de intelecto), conseguirá usar todas as ferramentas a seu favor. As crianças engatinham, andam, correm, sentam. Esse trabalho de terapias estimula o desenvolvimento do equilíbrio, da postura, dos movimentos e do raciocínio. "As práticas garantem o futuro da criança. Assim, quando adulta, terá possibilidade de vida mais independente, de trabalhar, de usar transporte público. Elas merecem ser olhadas pelo potencial que podem desenvolver, pois são capazes. Esse olhar muda a vida da criança", enfatiza a pediatra.
Importante saber
- As crianças, os jovens e os adultos com SD têm algumas
características semelhantes e estão sujeitos a uma maior incidência de doenças,
mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.
- O comportamento dos pais não causa a SD. Não há nada que eles
poderiam ter feito de diferente para evitá-la.
- As pessoas com SD têm muito mais em comum com o resto da
população do que diferenças.
- O mais importante para os pais é descobrir que seu filho pode
alcançar um bom desenvolvimento de suas capacidades pessoais e avançará com
crescentes níveis de realização e autonomia.
- A SD é a ocorrência genética mais comum que existe,
acontecendo em cerca de um a cada 700 nascimentos, independentemente de raça,
país, religião ou condição econômica da família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário